Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Novembro-Dezembro 2014 - Volume 2  - Número 6


Artigo Original

Prevalência de alergia ao látex IgE-mediada em um hospital universitário

Prevalence of IgE-mediated latex allergy at a university hospital

Cristiane Fernandes1; Cristiane M. de O. Silva2; Gesmar R. S. Segundo3


1. MD. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
2. BSc. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG
3. MD, PhD. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG


Endereço para correspondência:

Gesmar Rodrigues S. Segundo
E-mail: gesmar@famed.ufu.br


Submetido em: 20/03/2015.
Aceito em 28/04/2015.
Nao foram declarados conflitos de interesse associados à publicaçao deste artigo.

RESUMO

OBJETIVOS: Este estudo teve por objetivos determinar a frequência de alergia ao látex IgE-mediada nos trabalhadores expostos a este alérgeno, caracterizar o perfil epidemiológico dos trabalhadores, e identificar fatores preditivos para positividade do teste sorológico para IgE específica para látex.
MÉTODOS: É um estudo analítico, descritivo, transversal, desenvolvido com trabalhadores de diversas áreas de um Hospital Universitário de atençao terciária, cujo critério de inclusao foi o uso de material com látex por pelo menos uma hora por semana. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a outubro de 2013. Foi desenvolvido e aplicado um questionário específico, com posterior seleçao dos trabalhadores sintomáticos e coleta de Imunoglobulina E específica para o látex, pelo método ImmunoCAP. Foi realizada análise descritiva, correlaçoes e associaçoes, e o valor de p< 0,05 foi considerado significante.
RESULTADOS: Participaram do estudo 390 trabalhadores. Foram divididos em sintomáticos e assintomáticos. Os primeiros representaram 14,6% da amostra, e dentre estes 93% foram do sexo feminino. Quanto ao teste da imunoglobulina E específica, somente 4 participantes foram positivos, representando 1,02% do total e 7% dos sintomáticos. Os testes de correlaçao de Spearman e o Odds ratio mostraram associaçao significante entre a positividade do exame e o número de sintomas locais e sistêmicos, além da frequência destes.
CONCLUSAO: A frequência observada de alergia ao látex foi de 1,02%. O uso do número de sintomas e a frequência dos mesmos podem ser bons preditivos para a positividade do teste para IgE para látex.

Descritores: Látex, hipersensibilidade ao látex, trabalhadores da saúde.




INTRODUÇAO

A alergia ao látex é uma patologia que afeta pacientes submetidos a múltiplas intervençoes, como os portadores de defeitos do tubo neural, funcionários de fábricas de produtos com látex, de saloes de beleza, além de trabalhadores da área da saúde. A alergia ao látex, como reaçao imediata (IgE-mediada, tipo I), foi descrita pela primeira vez em 1927; já a reaçao tardia, tipo IV, foi descrita originalmente em 1933, em eletricistas1. A base genética da alergia ao látex nos trabalhadores de saúde foi associada a polimorfismos em regioes promotoras dos genes das interleucinas IL-13 e IL-18: IL13-1055; IL18-607 e IL18-6562. Os trabalhadores da área da saúde, em sua prática laboral, têm contato com produtos do látex tanto pela epiderme quanto pelas mucosas nasal, oral e conjuntival, através das partículas de látex dispersas no ambiente, principalmente quando as luvas de látex usadas sao adicionadas de talco, o que é a realidade da maioria dos hospitais universitários do Brasil. A associaçao com alergia a frutas e o risco potencialmente grave da reaçao implicam em medidas pró-ativas que nao devem ser mitigadas, pois o látex nao é material exclusivo de ambiente hospitalar e está presente em diversos produtos.

O impacto desta doença ocupacional na vida do trabalhador, a escassez de estudos publicados no país, principalmente com a dosagem de IgE, além da simplicidade das açoes que podem evitar esta doença, motivaram este estudo analítico, descritivo, transversal. Os objetivos do presente estudo foram: avaliar a prevalência da alergia ao látex tipo I nos trabalhadores da saúde expostos ao alérgeno, levantar aspectos epidemiológicos e buscar fatores preditivos da positividade do teste de IgE específica através de questionário.

 

MÉTODO

De fevereiro a outubro de 2013, todos os trabalhadores dos 25 setores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, expostos ao látex por pelo menos uma hora por semana, foram convidados a participar deste estudo. A abordagem incluiu a administraçao de um questionário, por um entrevistador devidamente capacitado e a seleçao posterior dos sintomáticos para a coleta de exame específico. Este instrumento foi construído pelos autores, baseado em publicaçoes prévias3-5 e adaptado para a realidade local. Foi validado quanto ao formato e pertinência por três outros pesquisadores e submetido a estudo piloto.

Consistiu em questoes de identificaçao e de aspectos sociodemográficos, questoes de exposiçao ao látex, doenças alérgicas, uso de medicamentos nos três meses prévios à entrevista e sintomas referidos pelos sujeitos do estudo. As questoes incluíram dados sobre o gênero, idade, ocupaçao, setor de trabalho, tempo de trabalho na saúde, exposiçao (horas de uso de luvas por dia, cirurgias prévias), história de doenças alérgicas como rinite, dermatite de contato, asma, e alergia alimentar, incluindo alergia a frutas.

Outros aspectos investigados no questionário foram: uso nos últimos três meses de medicamentos como anti-histamínicos, corticosteroides e outros; intervalo de tempo entre exposiçao e surgimento dos sintomas; idade de surgimento dos sintomas. Os sintomas com a exposiçao ao látex foram investigados, incluindo se eram sintomas locais (nas maos) ou sistêmicos (urticária, dispneia, tosse, asma, anafilaxia, rinoconjuntivite). Todos foram considerados individualmente, se presentes pelo menos uma vez ao mês, com melhora ou desaparecimento dos mesmos em situaçoes de ausência do ambiente com látex. Estes sintomas foram também investigados de acordo com a frequência de surgimento dos mesmos (diária, semanal, mensal), sendo contabilizados em ordem decrescente: 3, 2, 1. Trabalhadores que nao aceitaram assinar o termo de consentimento livre e esclarecido ou a dosagem de imunoglobulina E específica (IgE) foram excluídos do estudo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da referida instituiçao.

A partir da análise do questionário, foram triados os sintomáticos para a realizaçao da dosagem de IgE específica ao látex. Esta foi feita por método de fluorescência enzimática (ImmunoCAP, Thermo Fisher Brasil) e sua positividade definida como maior ou igual a 0,35 kUA/L. O software usado para análise estatística foi o Statistical Package for Social Sciences (versao 17.0). Foram utilizados os testes de Qui-quadrado e Exato de Fisher (bicaudal) para comparaçoes de variáveis categóricas, teste de Mann-Whitney para variáveis contínuas, regressao linear de Spearman para correlaçoes e Odds ratio para associaçoes. O nível estatístico de significância para o erro tipo I (α) adotado foi p < 0,05.

 

RESUlTADOS

O número total de participantes foi 390, e as categorias de trabalhadores foram: técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de laboratório, técnicos de raios-X e farmacêuticos. Os participantes foram divididos em sintomáticos 57/390 (14,6%) e assintomáticos 333/390 (85,4%). Suas características sociodemográficas, antecedentes e uso de medicamentos sao comparados na Tabela 1. Quanto à ocupaçao, os grupos foram semelhantes. O local de trabalho mostrou predomínio significante para berçário e UTI neonatal entre o grupo dos sintomáticos (p = 0,024, teste do Qui-quadrado). O intervalo de tempo de uso diário de luvas predominou entre uma hora a menos de 5 horas de uso. Entretanto, o período de uso diário de luvas igual ou maior a oito horas por dia foi significantemente mais frequente no grupo dos sintomáticos (34,8%) (p = 0,011, teste do Qui-quadrado).

 

 

Em ambos os grupos houve predomínio do uso de luvas com talco. Uso de luvas sem látex foi exclusivo para o grupo de sintomáticos, representando 19,31%. O intervalo de tempo entre o contato e surgimento dos sintomas foi de minutos para 56 dos 57 sintomáticos (98%). A idade de surgimento dos sintomas variou de 21 a 54 anos, com mediana de 32 anos e maior frequência entre 29 e 38 anos.

Quanto à sintomatologia apresentada pelos trabalhadores, notamos que o sintoma mais frequentemente relatado foi o ressecamento das maos, relatado por 56/57 (98,2%) dos trabalhadores, seguido pelo prurido nasal em 42/57 (73,7%), edema ou hiperemia nas maos em 36/57 (63,2%), prurido nas maos em 32/57 (56,1%), prurido ou edema palpebral em 25/57 (43,8%), espirros em 24/57 (42,1%), fendas nas maos em 24/57 (42,1%) e pápulas nas maos em 23/57 (40,35%). Quanto à frequência da manifestaçao dos sintomas, a frequência diária foi predominante para quase todos os sintomas, com exceçao de coriza, obstruçao nasal e vesículas, em que o predomínio foi semanal.

A dosagem de IgE para látex foi positiva em 4 dos 390 (1,02%) entrevistados, ou seja, 7% dentre os 57 sintomáticos que coletaram o exame. Entre estes, 3 já usavam luvas sem látex, porém sem realizaçao de exame diagnóstico. As variáveis e sintomas destes trabalhadores IgE positivos estao descritas na Tabela 2. Na comparaçao entre os subgrupos de trabalhadores IgE positivo e negativo, nao houve diferença estatística para as variáveis sociodemográficas, laborais, fatores associados como antecedentes alérgicos e uso de medicamentos. Quanto à comparaçao por tempo de sintomatologia, o grupo IgE positivo teve média de 22 anos e mediana de 19 anos, enquanto o grupo IgE negativo, apesar de um subgrupo nao se lembrar da época de surgimento destes sintomas, apresentou média de 6,5 anos com mediana de 4 anos (p = 0,04, teste de Mann-Whitney). Regressao linear de Spearman e Odds ratio foram aplicados para comparar soma e frequência de sintomas entre estes e mostraram-se significativos para o grupo IgE positivo (Tabela 3).

 

 

 

 

DISCUSSAO

De acordo com a Organizaçao Mundial de Saúde, a escassez de profissionais da área de saúde deverá chegar a 12,9 milhoes até 20356. Apesar do aumento das escolas de formaçao das diferentes profissoes envolvidas, o que se observa é o déficit destes trabalhadores, seja pela distribuiçao irregular, ou pelo aumento crescente de demanda devido às doenças crônicas que acompanham o envelhecimento populacional. Assim, tornou-se habitual a dupla jornada de trabalho, levando a várias horas de exposiçao a proteínas do látex. Nesse contexto, elucidar os aspectos epidemiológicos desta alergia, sua prevalência, assim como procurar preditores de sensibilizaçao, podem oferecer subsídios importantes para o enfrentamento desta patologia que acomete uma classe tao solicitada em nossa sociedade.

No presente estudo, foi encontrada prevalência de 1,02% de alergia tipo I, comprovada pelo teste de IgE específica. Estudos prévios no Brasil mostram a sensibilizaçao ao látex entre trabalhadores variando de 6%7 até 22,4%3. A comparaçao entre estudos encontra limitaçoes devido a diferenças metodológicas como critérios de inclusao, subgrupos de maior exposiçao, notas de corte, assim como o emprego de teste de maior sensibilidade. Dois estudos realizados na Alemanha, com metodologia semelhante, apresentaram variaçao de 0,6%8 e 0,87%8, sendo que ambos foram realizados em centros onde predomina o uso de luvas sem talco. Quanto aos dados sociodemográficos dos trabalhadores sintomáticos, o sexo feminino foi mais acometido, o que está de acordo com estudos prévios3,9,10.

As mulheres sao mais predispostas a dermatite de contato alérgica, levando a lesao de pele e consequente exposiçao a proteínas, assim como maior exposiçao a outros produtos com látex (utensílios domésticos, roupas íntimas). Idade e tempo de trabalho na área nao foram fatores de risco significantes, assim como em estudos prévios. O número de cirurgias, concordante com outros estudos, se mostrou importante3,4, assim como antecedentes alérgicos, rinite11, dermatite12, asma13, alergia a frutas14, atopia15 e uso prévio de medicamentos envolvidos nestes processos. É possível que a sensibilizaçao a látex poderia ocorrer mais facilmente em indivíduos com mucosas e pele previamente inflamadas ou lesionadas. A ocupaçao nao se mostrou relevante, pois a amostra foi generalizada, dispersando provável viés. O local de trabalho mostrou associaçao significante entre IgE positiva para látex e trabalho em UTI neonatal. Setores com intenso contato com pacientes sao sabidamente de risco pela maior exposiçao ambiental7.

Nao foi possível obter comparaçao na literatura sobre o tempo de uso de luvas acima de 8 horas por dia, pois as metodologias diferem, entretanto é esperado que o tempo de exposiçao e o grau de contato sejam fatores de risco a sensibilizaçao. O intervalo de tempo de surgimento de sintomas e a idade de surgimento estao de acordo com o esperado. O primeiro, por se tratar de reaçao imediata, e o segundo, pelo lapso temporal entre contato e desenvolvimento da sensibilizaçao, ressaltando que após os protocolos de precauçao do CDC houve aumento no uso das luvas como barreira a infecçoes, resultando no atual comprometimento dos trabalhadores maiores de 30 anos. O presente estudo revelou que os sintomas foram predominantemente de dermatite e rinoconjuntivite, concordando com resultados de estudos prévios4,16, sendo conhecida na literatura a ocorrência simultânea de dermatite de contato com a reaçao tipo I17.

Na comparaçao entre os trabalhadores positivos e negativos para IgE para látex, os únicos fatores que se mostraram diferentes estatisticamente foram o tempo de sintomatologia, número de sintomas locais e sistêmicos e a frequência destes. O teste em questao, por ser mais específico que o teste utilizado em publicaçoes prévias, limita comparaçoes. Entretanto, por ser o único teste atualmente disponível comercialmente, ressalta-se a importância destes achados. A positividade da IgE para látex foi associada a um período razoavelmente longo de sintomatologia e a um número de sintomas maior, destacando a importância do diagnóstico clínico epidemiológico, bem como do teste laboratorial.

O presente estudo apresenta limitaçoes, entre elas o uso apenas da IgE específica ao látex, pela impossibilidade de uso de extratos padronizados e a nao realizaçao de IgE específica para componentes do látex, dois fatores que poderiam aumentar o número de participantes com sensibilizaçao ao látex.

Sendo assim, no presente estudo, o sexo feminino, número de cirurgias prévias, antecedentes alérgicos positivos, uso diário de material com látex igual ou maior que 8 horas por dia se mostraram fatores epidemiológicos de risco para os sintomas relacionados com a alergia ao látex. O tempo de sintomatologia, número de sintomas locais e sistêmicos além da frequência dos mesmos predominantemente diária, foram associados a positividade da IgE ao látex. O uso de questionário como ferramenta para a triagem dos trabalhadores de risco para a sensibilizaçao pode ser um instrumento útil e de baixo custo.

 

AGRADECIMENTOS

Aos trabalhadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, e ao Laboratório de análises clínicas do referido Hospital, pela assistência oferecida na execuçao do projeto.

 

REFERENCIAS

1. De Sá AB, Mallozi MC, Solé D. Alergia ao látex: atualizaçao. Rev bras alerg imunopatol. 2010;33:173-83.

2. Brown RH, Hamilton RG, Mintz M, Jedlicka AE, Scott AL, Kleeberger SR. Genetic predisposition to latex allergy: role of interleukin 13 and interleukin 18. Anesthesiology. 2005;102:496-502.

3. Gomes MJ, Barbosa RS, Dias FP, de Carvalho RB, de Oliveira ER, Hebling E. Sensitivity to latex and the dosage of specific antibodies in professionals in the area of health. Cien Saude Colet. 2012;17:351-8.

4. Buss ZS, Fröde TS. Latex allergen sensitization and risk factors due to glove use by health care workers at public health units in Florianopolis, Brazil. J Investig Allergol Clin Immunol. 2007;17:27-33.

5. Wang ML, Kelly KJ, Klancnik M, Petsonk EL. Self-reported hand symptoms: a role in monitoring health care workers for latex sensitization? Ann Allergy Asthma Immunol. 2012;109:314-8.

6. Organizaçao mundial de saúde[internet]. Relatório da OMS em 2013. Disponível em: http://www.who.int/workforcealliance/knowledge/resources/GHWA_AUniversalTruthReport.pdf. Acessado em 30 de julho de 2014.

7. Lopes RA, Benatti MC, Zollner RL. Occupational exposure of Brazilian neonatal intensive care workers to latex antigens. Allergy. 2004;59:107-10.

8. Zeiss CR, Gomaa A, Murphy FM, Weismann DN, Hodgson M, Foster D, et al. Latex hypersensitivity in Department of Veterans Affairs health care workers: glove use, symptoms, and sensitization. Ann Allergy Asthma Immunol. 2003;91:539-45.

9. Epling C, Duncan J, Archibong E, Ostbye T, Pompeii LA, Dement J. Latex allergy symptoms among health care workers: results from a university health and safety surveillance system. Int J Occup Environ Health. 2011;17:17-23.

10. Agrawal A, Bhatt N, Shivlingesh KK, Singh K, Chaudhary H, Asawa K. Prevalence of allergy to latex gloves among dental professionals in Udaipur, Rajasthan, India. Oral Health Prev Den. 2010;8:345-50.

11. Kurup VP, Fink JN. The spectrum of immunologic sensitization in latex allergy. Allergy. 2001;56:2-12.

12. Shah D, Chowdhury MU. Rubber allergy. Clin Dermatol. 2011;29:278-86.

13. Cabañes N, Igea JM, de la Hoz B, Agustin P, Blanco C, Dominguez J, et al. Latex allergy: Position Paper. J Investig Allergol Clin Immunol. 2012;22:313-30.

14. Galindo M J, Quirce S, Garcia OL. Latex allergy in primary care providers. J Investig Allergol Clin Immunol. 2011;21:459-65.

15. Alenius H, Turjanmaa K, Palosuo T. Natural rubber latex allergy. Occup Environ Med. 2002;59:419-24.

16. Wan KS, Lue HC. Latex allergy in health care workers in Taiwan: prevalence, clinical features. Int Arch Occup Environ Health. 2007;80:455-7.

17. Amarasekera M, Rathnamalala N, Samaraweera S, Jinadasa, M. Prevalence of latex allergy among healthcare workers. Int J Occup Med Environ Health. 2010;23(4):391-6.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações