Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Número Atual:  Outubro-Dezembro 2023 - Volume 7  - Número 4


CARTA AO EDITOR

Anafilaxia perioperatória: além do centro cirúrgico

Perioperative anaphylaxis: beyond the operating room

Maria Anita Costa Spíndola1; Maria Angela Tardelli1; Jedson dos Santos Nascimento1; Marcos Antonio Costa de Albuquerque1; Luís Antonio dos Santos Diego1; Fábio Kuschnir2; Ekaterini Goudouris2; Norma Rubini2; Albertina Varanda Capelos2; Dirceu Solé2


1. Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
2. Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)


Não foram declarados conflitos de interesse associados à publicação desta carta.




Prezado Editor,

Com profundo interesse, lemos a carta ao editor de Geller e Wolf intitulada "Collaboration between Allergy and Anesthesia" publicada recentemente nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia1.

Para o paciente que apresentou uma reação de hipersensibilidade perioperatória, é da atuação coordenada entre o alergologista e o anestesiologista que dependerá a segurança em uma exposição subsequente.

Como expresso na resolução CFM 2174/20172, ecoado por Harper3, é dever do anestesiologista atuante no perioperatório diagnosticar e tratar as situações críticas, como uma reação de hipersensibilidade perioperatória em seus variados graus.

Esse dever não abrange apenas fazer o diagnóstico diferencial de outras condições, assim como tratar pronta e corretamente com o arsenal farmacológico disponível, informar ao cirurgião as reais condições para a definição, conjunta, se a cirurgia poderá ser continuada como programada, abreviada ou suspensa. É também de responsabilidade do anestesiologista a indicação da continuidade dos cuidados do paciente, se na unidade de tratamento intensivo ou na unidade de internação.

Porém, a atuação desse especialista não estará finalizada sem que haja um relatório claro, com informações padronizadas ao profissional que fará a investigação pós-crise e que possibilitará a conclusão do caso, o alergologista.

Extremamente relevante e oportuna é a referência de Garvey e Hopkins4, sobre o trabalho conjunto das especialidades de Alergia e Anestesiologia, de 2019.

É muito importante conhecermos o que temos no Brasil, nesse tópico.

Em 2018, durante o 45º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Recife, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) solicitou uma reunião com a Diretoria da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) para tratar de trabalho conjunto em Anafilaxia Perioperatória, solicitação essa pronta e gentilmente atendida.

Várias iniciativas foram tomadas, e aqui seguem resumidas:

2018 - Reunião da ASBAI e SBA para início de trabalho conjunto.

2019 - Formação de grupo de trabalho para a elaboração de documento conjunto ASBAI e SBA sobre Atualização em Anafilaxia Perioperatória.

2020 - Publicação dos documentos elaborados nas revistas de ambas as sociedades4-7.

2021 - Criação do Projeto Anafilaxia- ASBAI/SBA, buscando indicar um alergologista e um anestesiologista interessados no tema anafilaxia perioperatória, como referência em cada estado.

2022 - Divulgação preliminar dos nomes dos especialistas e sua localização no território nacional (Figura 1).

 


Figura 1
Localização dos especialistas no território nacional

 

2023 - Reunião dos Presidentes e representantes de ambas as sociedades, na sede da SBA, no Rio de Janeiro, para alinhar objetivos comuns, e publicação de Nota Técnica de Recomendação Conjunta sobre coleta de triptase.

Com a Carta ao Editor trazendo o foco para tão relevante tema, Geller e Wolf propiciaram uma ocasião ímpar para que essas informações sobre o trabalho que vem sendo realizado pela ASBAI e SBA fossem veiculadas.

E para 2024 novas ações já estão sendo formuladas!

 

Referências

1. Geller M, Wolff PG. Collaboration between Allergy and Anesthesia. Arq Asma Alergia Imunol. 2023;7(3):319-20.

2. Brasil. Conselho Federal de Medicina- CFM. Resolução CFM 2174/2017. Disponível em: https://www.sbahq.org/documentos/resolucao-cfm-2174-2017/. Acessado em: 05/12/2023.

3. Hepner NJN, Cook TM, Garcez T, Lucas DN, Thomas M, Kemp H, et al. Anaesthesia, surgery, and life-threating allergic reactions: management and outcomes in the 6th National Audit Project (NAP6). Br J Anaesth. 2018;121(1):172-88.

4. Spindola MAC, Solé D, Aun MV, Azi LMTA, Bernd LAG, Garcia DB, et al. Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: document conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) - Parte I: tratamento e orientação pós crise. Arq Asma Alerg Imunol. 2019;3(4):363-81.

5. Solé D, Spindola MAC, Aun MV, Azi LMTA, Bernd LAG, Garcia DB, et al. Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: Documento conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - Parte II: etiologia e diagnóstico. Arq Asma Alerg Imunol. 2020;4(1):35-60.

6. Spindola MAC, Solé D, Aun MV, Azi LMTA, Bernd LAG, Garcia DB, et al. Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: documento conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) - Parte I: tratamento e orientação pós crise. Rev Bras Anestesiol. 2020;70(5):534-48.

7. Solé D, Spindola MAC, Aun MV, Azi LMTA, Bernd LAG, Garcia DB, et al. Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: documento conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) - Parte II: etiologia e diagnóstico. Rev Bras Anestesiol. 2020;70(6):642-61.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações